terça-feira, 29 de setembro de 2009

TERCEIRA IDADE


Quem disse que não prestam, que “saiam do caminho” que “já estão acabados, arrumados”? Quem disse, está errado, porque a Bíblia diz que “ainda na velhice darão frutos!”
Tenho no meu quintal uma videira com mais de 100 anos. Não está muito cuidada, (também é só uma!). A coitadita cria folhas novas em cada estação, fornece alguma sombra, pois está por cima de uma latada, misturada com umas quantas outras trepadeiras. Pois imagine-se que este ano deu umas uvas maravilhosas! Bebemos sumo, comemos as ditas, regalámo-nos a ir à videira buscar um fruto inesperado, mas bom.
Pois acho que é isso mesmo que acontece com certas pessoas que, chegando a uma certa idade, de repente se apercebem que ainda há lições para aprender, mundos a descobrir, horizontes a explorar.
Uma Universidade Sénior em Setúbal (e noutros pontos do país), é o resultado deste florescer de novo para a vida. Fiquei fascinada a ouvir o reitor da mesma, meu amigo Dr. Brissos Lino e mais fascinada ainda pelo facto que estas pessoas não estão inscritas para prosseguir carreiras, para terem um lugar no mercado de trabalho, mas pelo simples prazer de aprender, de conviver, de ir buscar aos novos saberes, um gosto doce e dourado que só essa idade é capaz de fornecer ao homem.
Para Deus não há idade de beleza, não há faixa etária predestinada ao sucesso. Ele ama todos os homens, individualmente e mais do que poderemos imaginar, também é Ele que dá “força ao cansado e vigor ao que já não o tem”.
O meu conselho é que se já “passou da idade”, se lhe dizem que já não é capaz, não se deixe abater, prove que é capaz, persiga um sonho que ainda não realizou, use um chapéu da cor mais extravagante que encontrar, pois você tem o mesmo direito à vida, ao amor, à capacidade, como qualquer outro ser humano.
Acima de tudo, apesar de tudo, creia que Deus o ama incondicionalmente e que os seus dias estão guardados nas Suas mãos, não na ideia cultural que os homens possam ter sobre a idade.
Levante-se desse lugar de descanso forçado a que o sujeitaram porque é velho e vá atrás de algo que lhe faça bem, que lhe dê prazer e alegria. Fruto, pode nascer de uma videira já velha, quanto mais da sua vida!

2 comentários:

  1. Querida e sempre amada Sarah boa noite!
    Aqui quero homenagear uma pessoa que tenho acompanhado de perto, Deus tem me dado graça e graça de adimirá-la, de aprender com ela. Essa é a irmã Piedade.
    Olho as vezes para aqueles olhinhos que estão curiosos pelo futuro, passo as mãos por aqueles cabelos tão brancos de tanto sonhar, toco em suas mãos que fazem bolsas, tapetes, chapéus de trapos, mãos que pintam frascos de vidro, sinto o pulsar daquele coração que ama a Deus, e que ano após ano se importa em levar a palavra àquela que está na prisão enchugando-lhes as lágrimas de sofrimento. Olho para ela e digo: Não pares de sonhar irmã Piedade!
    Sarah não pares de sonhar por mim, não pares de sonhar pelas suas netas, não pares de sonhar pelo necessitado, não pares, nunca pares de sonhar pela a igreja. Nós precisamos de seus sonhos.
    Te amo!

    Cíntia Verdeiro

    ResponderEliminar
  2. Cintia, fizeste o que nunca ninguém fez por essa mulher.Bem hajas!

    ResponderEliminar