quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Uma mulher de bom gosto



Não há nada mais atractivo para os olhos de uma mulher do que vestidos, jóias e...homens. Não sei se coloquei isto na devida ordem...
Quando encontramos uma amiga no nosso dia a dia ou num lugar especial, os nossos olhos caem naquilo que ela traz vestido. (Fica-lhe bem... que antiquado... onde terá descoberto esta roupa... já não se usa... já a vi com este trapinho mil vezes...etc.)
Por outro lado, se perguntarmos aos nossos homens depois de uma festa o que fulana trazia vestido, a sua resposta será invariavelmente: “Sei lá! Era azul... não, era verde!”. Mas NÓS somos capazes de relatar os pormenores todos...
A Bíblia Sagrada, fala também acerca do nosso vestir. Há algumas referências interessantes sobre o assunto, mas gostaria de mencionar uma mulher designada no trecho sagrado como “mulher de honra”, cujas virtudes, actividades, gostos, negócios e roupa (imagine!) são descritos com grande pormenor. Os tecidos de que eram feitos as vestes desta mulher têm muito pouco a ver com o que usamos hoje. Ela fazia parte de uma cultura oriental, onde as cores e as misturas de fios nada têm a ver com os nossos gostos de mulheres modernas ocidentais e onde a confecção de todos os materiais era feita pelas próprias mulheres.
Para não perdermos muito tempo, vamos olhar para o guarda-roupa desta mulher tão especial e importante, ver exactamente as palavras bíblicas que o descrevem:

Força – A força da sua roupa não tem a ver com o tecido mais forte ou mais grosso, mas com
· preparativos importantes para a sua casa
· a ordem que coloca no seu viver diário
· o seu envolvimento saudável com a sociedade
· a sua confiança em Deus
· a sua mente equilibrada que lhe proporciona força interior e determinação.

Glória – Esta palavra significa “esplendor”. Com certeza que já encontraram pessoas que parecem ter um brilho de beleza à sua volta. Isso tem a ver com a dignidade do seu carácter, das suas acções. Parecem ter sobre si um toque de majestade, de realeza. Impressiona-nos que nesta mulher, não há nada pequeno, mesquinho, vulgar. A grandeza da sua alma, aliada à sua conduta graciosa, deixam transparecer uma beleza que não podemos chamar outra coisa senão dignidade, glória.

Esperança – Esta é uma peça de vestuário cara e muito rara no mercado da vida. Vivemos num tempo tão sombrio, tão inquietante, tão imprevisível. Onde vamos buscar a esperança? Onde se adquire tal produto? Essa esperança não é apenas uma ideia vaga que tudo mais ou menos vai dar certo. Essa esperança tem a ver com um facto muito importante: Quando Deus está no controlo da nossa vida e dos nossos empreendimentos, sabemos, sem sombra de dúvida que o soberano absoluto do Universo cuida individualmente de cada uma de nós, que Ele tem o melhor para nós, que os Seus planos a nosso respeito são para bem.
Para rir do futuro, é necessário estar vestida de uma maneira muito especial. Esta mulher veste-se de força, de dignidade e sobre tudo isso coloca um manto de esperança.
O mundo tornar-se-á um lugar melhor, mais digno, mais belo, se cada uma de nós se vestir desta maneira.

A força e a glória são os seus vestidos e ri-se do futuro!” Prov 31:25

1 comentário:

  1. Sara está lindo este texto!Obrigada por partilhares connosco (mulheres) estas palavras maravilhosamente inspiradas por Deus que nos dão força e coragem!

    ResponderEliminar