sábado, 31 de março de 2012

AVÓS – UMA GRANDE INSTITUIÇÃO!


O papel de educar, colocar limites e ordem na família, pertence realmente aos pais. Mas a partir daí não há problemas em sair da rotina, da disciplina, em situações especiais.
É verdade que a estrutura familiar dos nossos dias é bem diferente de épocas passadas, mas há algo que nunca fica fora de moda, nunca acaba e sempre será o elo mais forte em todas as relações familiares: o amor. Infelizmente, por causa do egoísmo e preconceitos, muitas vezes os avós são proibidos de relacionar-se com os netos, impedindo assim um intercâmbio tão saudável e tão amoroso.
Os avós, além do papel de cuidadores e educadores, são ainda o depositário da história da família e isso leva a criança a sentir que faz parte de um todo maior.
Estamos a falar do bem que faz aos netos, mas não podemos esquecer do bem que faz aos avós, saber que são úteis, que ainda são necessários para uma tarefa tão especial que é a formação do carácter de uma criança.
Deus é um Deus de gerações, ou seja, Ele tem em conta esta linha familiar e o legado que cada geração vai deixar à outra. Por isso, receba com alegria esta missão de cuidar e estar presente na vida dos seus netos como uma bênção de Deus e viva este tempo com toda a alegria, com a confiança de que Deus ainda o vê como alguém capaz de interferir numa missão tão linda e tão gloriosa que é a educação dos seus netos e no tempo de amor que lhes concede.
A Bíblia tem uma palavra muito linda para os mais velhos, palavra que pode ensinar aos mais novos, entre as muitas que Deus nos dá: “Ensina-nos, Senhor a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios”. Nunca é tarde para ensinar, mas também nunca é tarde demais para aprender. Seja um avô, uma avó presente e feliz na vida dos seus netos!
Eu sou...e gosto muito!

Sem comentários:

Enviar um comentário